sábado, 10 de janeiro de 2015

Sodoma é aqui e agora


“O clamor de Sodoma e Gomorra tem se multiplicado tanto, e o seu pecado se tem agravado de tal maneira que descerei, e verei se de fato o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim. Se não, sabê-lo-ei.”

(Gênesis 18.20-21).

... por onde começar a desmontar tanto preconceito quanto a Sodoma, ...
  • A cidade não foi condenada por ter tentado violar os anjos. Génesis relata que Deus avisou Abraão que iria destruir as cidades. Essa decisão foi tomada antes dos anjos chegarem a Sodoma.
  • Ló não foi enviado a pregar a Sodoma. Ele escolheu ir viver para lá. E integrou-se. Tinha filhas que haviam de casar com Sodomitas... os habitantes de Sodoma.
  •  Os anjos não foram enviados a pregar , foram investigar, o clamor que chegava até Deus, se quiserem pôr nestes termos.
  •  O que nos leva aqui a outro ponto, quem clamava? De quem era este clamor que chegava até Deus.
A resposta está nas outras referências, nomeadamente em Isaías e Ezequiel

"Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.
E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada.
Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.
Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.
De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue."
Isaías 1:2-15

Aqui fala de homossexualismo?  Ou fala de rebelião (v2, v4); recusa em reconhecer Deus (v3); corrupção (v4); Blasfemadores (v4); Iniquidade (v4). A partir do versículo 11, inclusivamente fala de religião, da forma nojenta como eles «adoravam» a Deus, cometendo todos os pecados. Repara que estamos a falar do povo de Israel e Judá. Eles estava a ser comparados a Sodoma e Gomorra. No entanto, a partir do verso 16, reparem aquilo que Deus diz ser o contrário dos seus caminhos. "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos actos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.  Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas."
Isaías 1:16-17
Onde está aqui a referência ao homossexualismo de Sodoma? O que leio é opressão aos pobres, injustiça e abandono das viúvas, corrupção, soberba e religião (iniquidade).

Ezequiel ainda é mais claro:
"Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã:
Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas;
mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.
Também elas se ensoberbeceram,
e fizeram abominação diante de mim;
pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar."
Ezequiel 16:49

"Soberba": Soberba é pecado de homossexualismo?
"Fartura de pão"; Fartura de pão é pecado de homossexualismo?
"próspera ociosidade", "ela e filhas"; prosperidade e preguiça é pecado de homossexualismo?
"nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado", não fortalecer a mão do pobre e necessitado é pecado de homossexualismo?

Reparem que todas estas 4 coisas aparecem antes daquilo que normalmente é apelidado de "pecado de homossexualismo"  que é a "abominação".
No entanto, de acordo com o texto de Isaías a abominação é "religião",a queima de incenso de forma errada.

Abominação, por si só representa a rejeição a algo, por isso, quando muito, a abominação do povo era precisamente rejeitar a Deus, o que vai de encontro ao pecado de rebelião e soberba.

No entanto, hoje nas congregações encontramos tanta soberba, fartura de pão, prosperidade e ociosidade, e ainda desprezo para com os pobres. Mais te digo, que raramente ouvi de um púlpito (contra mim falo, que das poucas vezes que tive a oportunidade para o fazer, também não preguei sobre isso) se levantarem vozes a favor dos pobres e das viúvas. Do estrangeiro e do necessitado. 

Por isso é que Jesus avisa que aqueles que rejeitam a palavra d'Ele terão menos tolerância que Sodoma e Gomorra. Precisamente, porque estes não tiveram o testemunho de palavra, sinais e maravilhas, como tiveram outros (nomeadamente Tiro e Sidom).
 
Pior coisa é rejeitar a Cristo que ser gay (segundo a definição mais comum entre o meio evangélico, de "sodomita").

Aproveito ainda a todos os que acham que se ser sodomita é igual a ser homossexual, que então reparem o juizo dado por Deus àqueles que se prostituiam espiritualmente, nos versos 51, 52

"Também Samaria não cometeu a metade de teus pecados; e multiplicaste as tuas abominações mais do que elas, e justificaste a tuas irmãs, com todas as tuas abominações que fizeste.
Tu, também, que julgaste a tuas irmãs, leva a tua vergonha pelos pecados, que cometeste, mais abomináveis do que elas; mais justas são do que tu; envergonha-te logo também, e leva a tua vergonha, pois justificaste a tuas irmãs."
Ezequiel 16:51-52

Porque é que não vemos a Igreja a se levantar contra a prostituição espiritual, conforme se levanta contra os homossexuais...

Termino dizendo, que a resposta ao ponto "D" inicial é precisamente o clamor dos pobres, das viúvas e dos injustiçados (eventualmente, digo eu, até da natureza que sofria com a iniquidade do homem)... mas disso nicles batatoides...

Sem comentários:

Publicar um comentário