sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Copta, ma non troppo... (???)


Os recentes eventos de perseguição a cristãos coptas, deu azo a uma nova e justificada onda de reconhecimento destes mártires e herois da fé.
No entanto algo me chamou à atenção. Este reconhecimento foi de irmãos desinstitucionalizados, como de irmãos que congregam ferozmente na sua igreja local.
 

O que tem realmente piada, é que muitas vezes, nem uns nem outros, reconhecem o cristianismo do próximo. Não estou a entrar sequer no mérito da palavra cristão e se somos cristãos, ou se é cristianismo ou cristandade. Poupem-me agora essa conversa.
 

Os copta, são um grupo que terá sido fundado por Marcos mas que não tem comunhão com ICAR, nem com a Greco-Ortodoxa, e para muitos protestantes, aquilo é do demo, até porque tem um papa e tudo... até esta semana...
 

Esta semana, após o martirio, somos todos irmãos, daqueles fulanos lá longe... e destes aqui perto? áh mas estes são hereges e estão condenados! A sério?
 

Eles não só têm papa, como alguns acreditam em conceitos acerca da natureza de Cristo diferentes dos habituais à tradição católico-protestante...
(Se calhar agora, alguns ainda vão a tempo de remover as citações ao maritirio das suas timelines, de tão arrependidos que ficaram por terem-se comparado a hereges, enquanto confortavelmente se alegram pelo castigo divino aos hereges-coptas)
 

Embora a conversa agora seja mais, aqueles congregam e por isso estão perdidos porque estão no sistema da besta (sim.... há malta que pensa assim) e aqueles outros estão perdidos porque sairam da igreja(congregação e/ou denominação) e ambos os preconceitos são tão ridiculo e simplistas, como outros a que gostamos de nos agarrar.
 

Aqueles lá longe são nossos irmãos porque é em Cristo que depositam a sua fé. E estes aqui ao pé? Para mim também. Tenho irmãos dentro e fora de instituições, e é Cristo quem conhece os que são Suas ovelhs. Já agora, quem quiser o exclusivo de Deus, entenda-se com Cristo, eu não me meto nessa briga de catalogar trigo e joio, antes da maturidade ou da ceifa...
 

Já era tempo de deixarmos cair muitas destas questiúnculazinhas não?  
foto via http://www.keywordpicture.com/
.

Sem comentários:

Enviar um comentário