sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Nova Aliança como Cartas Vivas-Escritas



Será que Deus gosta de escrever através do ser Humano? O que são as cartas vivas e escritas de que fala Paulo? Ora, cartas escritas e vivas é o cumprimento das Escrituras, conforme a profecia sobre a Nova Aliança do profeta Jeremias, acerca de que a Lei que manda amar, não mais estará escrita em pedra, mas sim nos corações humanos, pelo Espírito de Deus.

Ora um Kan-guru, jamais discernirá disto enquanto se ouvir a si e não ao Espírito.

Paulo discerniu no Espírito, que a Lei manda amar ao próximo e a Deus, mas que sem o mesmo Espírito, o homem não é capaz de obedecer ao Amor da Lei; pelo que então os mandamentos tornam-se morte, ou seja matam, pois revelam o que não conseguimos viver, depois de terem revelado que apenas amar é viver.

Ora se viver é amar conforme a Lei revela e manda, então eu conheço pela Lei que não consigo amar. Israel em geral faliu, não conseguiu obedecer aos mandamentos de amor da Lei, que é boa, santa, justa e pura.

Mas Jeremias viu no Espírito de Cristo, que o Cristo viria firmar uma Nova e eterna Aliança, com expiação total e plena das transgressões do amor que a Letra ordena; assim como seria doado a todos os da fé, de graça, o Espírito de Deus, o qual capacitaria o ser humano a amar.

Pelo Espírito, os mandamentos de amor da Lei, seriam escritos na própria consciência e intimo do homem, assim como o homem seria capacitado pelo mesmo Espírito a viver o amor da Lei.

Sem o Espírito temos apenas a Lei, que revela que a vida está em amar, mas que por isso mesmo, se não amarmos morremos. Com e no Espírito: a letra, os mandamentos, as ideias, a mensagem de amor da Lei - deixam de ser algo de exógeno e escrito apenas em pergaminhos e nas tábuas de Moisés, para passar a ser as ideias de Deus escritas em linguagem humana, gravadas no coração do homem, em seu interior; onde o Espírito capacita o homem a amar a si, o próximo e a Deus, conforme manda a Lei.

E tudo isto não mais em pedagogia de medo e infantil, mas na pedagogia plena e madura do Espírito, com realidades endógenas, no intimo, com a Letra escrita nos corações e sobretudo entendida e vivida. Ora aos corintios, Paulo lembra desta realidade, de que hoje é em nós que Deus escreve a mesma Lei de sempre, a tal que Jesus disse que nem um jota nem til seria omitido, a tal que Jesus afirmou vir cumprir e não abolir.

O que Jesus aboliu foi a Antiga e obsoleta Aliança, a qual revelou provisória e antecipadamente, a vida que jamais conseguiremos viver sem o Espírito. Hoje temos a verdade da letra que manda amar e Espírito que a escreve em nós e nos capacita a amar. Ora é nas Escrituras, lidas no Espírito, que aprendemos que a Lei manda amar, assim como é nas Escrituras que aprendemos com Israel, que sem o Espírito não conseguimos obedecer á letra que manda amar.
Com as Escrituras aprendemos que na Lei é revelada a vida e o projecto de Deus: uma comunidade que ama. Pelas mesma Escrituras aprendemos no Espírito, que Israel sem Espírito não conseguia amar, ou seja, não vivia a vida da Lei e por isso estava em morte.

Pelas Escrituras com o Espírito aprendemos que só a letra, sem o Espírito, traz morte, pois apresenta-nos a vida, mas não a conseguindo viver, andamos em morte. Pela mesma Escritura, vemos que Jeremias no Espírito profetizou que a Letra seria escrita em nosso intimo. Pela mesma Escritura vemos que Jesus a cumpriu por nós e nos deu seu Espírito que a escreve em nós. Sim, no Espírito, a Escritura é escrita em nós. O Espírito da Nova Aliança escreve em nossos corações e faz de nós cartas vivas.

Mas que escreve o Espírito em nosso coração? Será a mensagem de um Kan-Guru? Será um ecletismo de várias espiritualidades apenas psíquicas e da terra? Não não! O que o Espírito escreve em nossos corações é a mesma Letra que manda amar que estava escrita nas tábuas de Moisés.

Graças a Deus que nos deu de seu Espírito e Verdade. Não é só Espírito. É Espírito e verdade. As Escrituras são Verdade, quando lidas da única forma correcta: lidas em Cristo - o qual é o cumprimento das Escrituras cristocêntricas e cruciformes.

O Reino da nova Aliança não é o Espírito mais qualquer vento de doutrina e gnose. Nem é o Espírito num guru. Não não!

A Verdade do Reino é o Espírito a escrever as Escrituras em nosso ser. Ora para isso Ele ajuda-nos a entender em Cristo o que Ele mesmo inspirou. Depois escreve em nossa consciência a Letra que sempre mandou amar. É a mesma Letra, mas nova a pedagogia. Agora os pergaminhos são o nosso ser, onde a Lei que manda amar firmados no Cordeiro que tira o pecado do mundo, é entendida em maturidade e vivida.

Graças,Pai por inspirares tua Letra e a teres cumprido em Cristo e agora em nós, pelo seu Espírito, de glória em glória.


Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Jeremias 31:31-33

Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.
Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.
Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

2 Coríntios 3:2-18


J.P. Maia, carta escrita em work in progress de Deus, em 6 de Junho de 2014, como pergaminho de carne, sangue, pelo, pêlo e osso, da Letra que manda amar, finalmente encarnada no ser e não mais gravada em pedras do Sinai...

2 comentários:

  1. Excelente texto. Acrescentaria apenas que, só amando a Deus acima de todas as coisas, poderemos realmente experimentar a vivência espiritual que o Espírito Santo deseja tanto ver em nossa vida, enxertando em nós, o Seu próprio carácter temperado de amor, temperança e justiça, o que nos permitirá não apenas conhecer a lei, mas também vive-la uns para com os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo mano, e concordo de tal forma que neste próprio texto das cartas vivas, digo isso mesmo que comentas, com outras palavras. Mas eis um excerto: Pelo Espírito, os mandamentos de amor da Lei, seriam escritos na própria consciência e intimo do homem, assim como o homem seria capacitado pelo mesmo Espírito a viver o amor da Lei.

      Sem o Espírito temos apenas a Lei, que revela que a vida está em amar, mas que por isso mesmo, se não amarmos morremos. Com e no Espírito: a letra, os mandamentos, as ideias, a mensagem de amor da Lei - deixam de ser algo de exógeno e escrito apenas em pergaminhos e nas tábuas de Moisés, para passar a ser as ideias de Deus escritas em linguagem humana, gravadas no coração do homem, em seu interior; onde o Espírito capacita o homem a amar a si, o próximo e a Deus, conforme manda a Lei.

      Eliminar